Quinta das Pontes, SN,
Sta. Eufémia, 3230-300, Penela
(+351) 926 017 794
geral@atbrilhantes.pt
www.atbrilhantes.pt
Plataforma SAPIE (Sistema de Alerta Precoce do Insucesso Escolar)
197 747 €
Financiamento total elegível
168 085 €
Financiamento Fundo Social Europeu
Inclui todos os projetos
apoiados pelo PO CH até 31.12.2021
E.VENTOS
1. PROJETO SAPIE
O SAPIE é uma ferramenta tecnológica online, suportado por uma plataforma Web e baseada na cloud, desenvolvida para auxiliar as escolas e outros agentes educativos na promoção do sucesso escolar, criando condições às escolas para agir antes que o insucesso escolar aconteça efetivamente.
A implementação de um sistema de alerta precoce permite a promoção de mudanças de intervenção assentes numa lógica de prevenção, em vez das abordagens tradicionais assentes na remediação.
A identificação precoce de dificuldades permite que as equipas multidisciplinares e pedagógicas possam identificar e planear respostas atempadas, tendo em vista uma otimização dos recursos disponíveis. Quanto mais cedo forem identificadas as dificuldades, mais eficazes serão as intervenções adotadas (que poderão, neste sentido, ser preventivas em vez de remediativas).
Além disso, a utilização do SAPIE poderá sustentar e facilitar a monitorização do impacto das intervenções adotadas, através da análise do progresso dos alunos nos vários indicadores considerados. Assim, podem ser tomadas decisões acerca da continuidade ou mudança do tipo de intervenções implementadas.
Trata-se de potenciar a lógica da identificação e intervenção precoce, pela sua elevada eficácia e baixo custo em comparação com medidas remediativas (como é o caso das intervenções terciárias e das retenções) e, portanto, mais sustentável do ponto de vista custo-benefício.
Por outro lado, as autarquias têm vindo a ser chamadas a ter um papel cada vez mais interventivo na educação, assumindo progressivamente mais responsabilidades em diversas áreas.
Esta via de intervenção surge na lógica de uma procura de modelos e práticas educativas mais próximas da realidade local, e da importância de promover o envolvimento da própria comunidade no processo educativo.
As entidades formadoras de jovens das regiões apoiadas pelo PO CH, norte, centro e Alentejo, que participam desta mostra, apresentam projetos na área da formação inicial de jovens, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das escolas participantes
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
A formação contínua é uma necessidade cada vez maior fruto das transições verde e digital e das transformações em curso. As entidades formadoras de adultos localizadas nas regiões norte, centro e Alentejo, trazem-nos projetos na área da formação ao longo da vida, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das entidades participantes.
QUALIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
O PO CH financia projetos inovadores e diferenciados entre si que contribuam todos para o mesmo fim comum de promover a qualidade e a inovação na educação. Conheça os projetos apresentados e verifique por si os benefícios da mudança.