Aceder ao conteúdo principal



VOLTAR A PO CH



HISTÓRIAS NA PRIMEIRA PESSOA


icon_movie icon_movie

Dia da Europa – PROFITECLA , “Nunca estivemos tão juntos“

A Profitecla foi fundada em 1989 e prepara os formandos para a entrada na vida profissional, apoiando a participação em estágios e outras formas de contacto com o mercado de trabalho.

Relativamente ao ensino à distância, no enquadramento atual, a escola elegeu uma plataforma online, definiu regras e está a obter resultados muito animadores. Aulas, formação em contexto de trabalho (FCT) e provas de aptidão estão a decorrer em completo ambiente digital, recorrendo a gravações de vídeo, apresentações online e prática simulada, no caso da FCT.


icon_movie icon_movie

Dia da Europa – ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO, o desafio do ensino à distância em Viseu

Na impossibilidade de celebrar a data com atividades de porta aberta nas escolas, o PO CH solicitou à Escola Secundária Viriato a partilha da sua experiência de ensino à distância, para assinalar o dia.

A Escola Secundária Viriato, inclui na oferta formativa cursos de formação profissional e cursos de educação e formação de dupla certificação, financiados pelo Fundo Social Europeu através do POCH que já apoiaram, até à presente data 931 alunos. No contexto da pandemia da COVID-19 a escola não ficou parada e imediatamente disponibilizou formação, a professores e alunos, nas ferramentas eleitas para utilização em aulas à distância.  Entre as medidas de  combate às desigualdades, a escola encarregou-se de disponibilizar equipamento informático para que todos os alunos pudessem acompanhar as atividades.


icon_movie icon_movie

Dia da Europa – EPRAL, um orgulho de investimento em capital humano

Para celebrar o dia da Europa, partilhamos experiências à distância, que nos aproximam como nunca. Histórias das entidades formadoras, formandos e formadores, que o FSE apoia.

A EPRAL foi criada em 1990, integrada no movimento do relançamento do ensino profissional em Portugal. Sempre contou com os apoios dos Fundos Europeus e do Fundo Social Europeu (FSE) em particular para formar os mais de 6.000 jovens, que ao longo destes 30 anos, por lá se diplomaram e partiram para uma vida profissional ativa e/ou puderam prosseguir estudos.


icon_movie icon_movie

Histórias na Primeira Pessoa – Centro Qualifica da Profisousa

A partir das diferentes perspetivas dos atores envolvidos nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de adultos, o vídeo revela a forma como o Centro Qualifica da Profisousa, atravessou o período em que o recurso ao meio digital passou a ser uma imposição para dar continuidade aos processos formativos, em consequência da pandemia de COVID-19.

O Centro Qualifica da Profisousa, localizado em Paços de Ferreira, apoiado pelo POCH através do FSE – Fundo Social Europeu, no âmbito do seu eixo 3 – Aprendizagem ao Longo da Vida – que apoia a educação e formação de adultos, é um centro especializado na qualificação dos adultos residentes em Portugal. Aqui, os adultos podem validar as suas competências escolares ou profissionais, através de processos de certificação que lhes dão também equivalência ao ensino básico ou secundário, e são aconselhados e encaminhados para ofertas de formação profissional.

icon_movie icon_movie

Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Beja

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Beja, localizado em Beja, apoiado pelo POCH através do FSE – Fundo Social Europeu, no âmbito do seu eixo 3 – Aprendizagem ao Longo da Vida – que apoia a educação e formação de adultos, é um centro especializado na qualificação dos adultos residentes em Portugal. Aqui, os adultos podem validar as suas competências escolares ou profissionais, através de processos de certificação que lhes dão também equivalência ao ensino básico ou secundário, e são aconselhados e encaminhados para ofertas de formação profissional.

Este vídeo mostra como o Centro Qualifica ultrapassou os constrangimentos provocados pela obrigatoriedade do ensino a distância, durante o primeiro confinamento. São testemunhos na primeira pessoa, de quem viveu essa realidade.


icon_movie icon_movie

Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, localizado em Torres Vedras, apoiado pelo POCH através do FSE – Fundo Social Europeu, no âmbito do seu eixo 3 – Aprendizagem ao Longo da Vida – que apoia a educação e formação de adultos, é um centro especializado na qualificação dos adultos residentes em Portugal. Aqui, os adultos podem validar as suas competências escolares ou profissionais, através de processos de certificação que lhes dão também equivalência ao ensino básico ou secundário, e são aconselhados e encaminhados para ofertas de formação profissional.

Este é um dos primeiros vídeos realizado no âmbito do ensino à distância vivido pelos Centros Qualifica, durante o período em que foram impostas as medidas de confinamento decorrentes da Pandemia da COVID !9. Coordenador e adultos contam como decorreu a adaptação e como ultrapassaram as dificuldades.


icon_movie

Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Abade Baçal

Os diferentes pontos de vista de Coordenadores e de adultos envolvidos nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, revelam a forma como o Centro Qualifica atravessou, e cada um vivenciou, o período em que o ensino a distância foi imposto como único meio para dar continuidade aos processos formativos.

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Abade Baçal, localizado em Bragança, apoiado pelo POCH através do FSE – Fundo Social Europeu, no âmbito do seu eixo 3 – Aprendizagem ao Longo da Vida – que apoia a educação e formação de adultos, é um centro especializado na qualificação dos adultos residentes em Portugal. Aqui, os adultos podem validar as suas competências escolares ou profissionais, através de processos de certificação que lhes dão também equivalência ao ensino básico ou secundário, e são aconselhados e encaminhados para ofertas de formação profissional.