Aceder ao conteúdo principal

ESCOLA PROFISSIONAL DE ARQUEOLOGIA




/Eparqueologia

/EnsinarComPatrimonio

R.Alberto Monterroso Carneiro, nº58
4630-092 Marco de Canaveses

(+351) 265 622 658

info@epa.pt

www.eparqueologia.gov.pt/



OFERTA FORMATIVA

Cursos Profissionais

Assistente de Arqueólogo

Técnico de Fotografia

Técnico de Recuperação de Património Edificado

44,3%

Taxa de Conclusão
Ciclo 2016-2019

75%

Taxa de Empregabilidade e Prosseguimento de Estudos
 Ano Letivo 2015-2018


2 382 690 €

Financiamento total elegível

2 025 286 €

Financiamento Fundo Social Europeu

Inclui todos os projetos
apoiados pelo PO CH até 30/06/2021

E.VENTOS


icon_movie

Curso de técnico de Museografia e Gestão do Património

1. PROJETO MUSEUS PELO MUNDO

“Museus pelo Mundo” é um projeto de divulgação de património cultural que começou no ano letivo 2017-2018. Foi desenvolvido numa sala de aula da Escola Profissional de Arqueologia com a turma do curso de técnico de museografia e gestão do património.
Pretende envolver os alunos na temática do património cultural em particular no universo dos museus. Tem a ambição de inspirar pessoas de todo o mundo para que visitem museus e também de trazer pessoas de todo o mundo a conhecer o Freixo, uma aldeia no concelho de Marco de Canaveses.
Pretende-se com este projeto a construção de uma coleção de postais de museus de todo o mundo, uma coleção que possa ser estudada, inventariada, conservada, exposta e que possa ser sobretudo uma fonte de inspiração para que os nossos alunos, e alunos de outras escolas, possam trabalhar de forma criativa e espontânea, que possam experimentar novas dinâmicas de aprendizagem.
Até ao momento recebemos mais de 800 postais de todo o mundo.
Em 2018 a Escola Profissional de Arqueologia recebeu a menção honrosa na categoria de comunicação On-Line nos prémios da APOM (Associação Portuguesa de Museologia).

areas_turismo_big

VER VÍDEO
icon_movie

Cursos Profissionais de Assistente de Arqueólogo e Técnico de Museografia e Gestão de Património

2. ARQUEOPÓLIO

O ARQUEOPÓLIO é um jogo de tabuleiro baseado no formato do Monopólio, cujo objectivo é fazer a gestão do Património Cultural Português através da concessão/ exploração de bens patrimoniais.
O projeto nasceu com o objetivo de transmitir, de forma motivadora, os conteúdos programáticos das diferentes componentes dos Cursos Profissionais de Assistente de Arqueólogo e Técnico de Museografia e Gestão de Património, promovendo a sua interligação. Foi desenvolvido no ano letivo 2016-17, pelos alunos do 10º ano, no âmbito da participação na 14ª edição do prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola, tendo sido um dos 100 finalistas.

areas_turismo_big

VER VÍDEO

FORMAÇÃO DE JOVENS

As entidades formadoras de jovens das regiões apoiadas pelo PO CH, norte, centro e Alentejo, que participam desta mostra, apresentam projetos na área da formação inicial de jovens, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das escolas participantes


APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

A formação contínua é uma necessidade cada vez maior fruto das transições verde e digital e das transformações em curso. As entidades formadoras de adultos localizadas nas regiões norte, centro e Alentejo, trazem-nos projetos na área da formação ao longo da vida, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das entidades participantes.


QUALIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O PO CH financia projetos inovadores e diferenciados entre si que contribuam todos para o mesmo fim comum de promover a qualidade e a inovação na educação. Conheça os projetos apresentados e verifique por si os benefícios da mudança.