Aceder ao conteúdo principal



AUDITÓRIO

Escolha no menu acima as atuações, demonstrações ou eventos a que quer assistir.

ARTES E ESPECTÁCULOS


Ballet

Balleteatro

Estrutura artística residente - Coliseu do Porto

Balleteatro escola profissional foi criada em 1989, sendo a primeira escola de teatro e dança do país. A escola nasceu no seio de um projeto vocacionado para as artes performativas e imagem em movimento. A oferta formativa em Dança e Teatro oferece qualificação de nível IV, equivalente ao 12º ano e os cursos têm a duração de 3 anos. Ao longo da sua existência, o balleteatro tem sido responsável pela formação de diversas gerações de artistas e o ensino é estruturado com base na criação artística. 


CONHECER ENTIDADE

Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra

Estes pequenos ensembles surgem como forma de proporcionar experiências performativas aos alunos do Curso Profissional da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.

Seja em concerto ao vivo ou num qualquer formato virtual, estes alunos enfrentam o grande público, quebrando as barreiras da disciplina de combo e oferecendo o que de melhor têm vindo a granjear na sua jornada “épica” de descoberta do Jazz.

Centram a sua ação numa escolha de repertório abrangente, enaltecem as potencialidades e singularidades deste tipo de ensemble, sem descurar os cânones histórico-culturais, que coligados a um repertório estilístico próprio, permitem uma leitura e perceção da linguagem idiomática, característica dos períodos específicos da História do Jazz.

A singularidade de cada um dos combos e dos seus intervenientes é totalmente estimulada pelos docentes do curso, que, de uma maneira subtil, orientam o caminho de cada grupo, conferindo-lhes particularidades distintivas, coerentes e dinâmicas.


Coimbra-It-could-happen-to-you

Conservatório de Música de Coimbra

“It Could Happen to You“ - André Pequicho Trio

É uma canção popular do cancioneiro americano com música de Jimmy Van Heusen e letra de Johnny Burke. A canção foi escrita em 1943 e introduzida por Dorothy Lamour no filme de comédia musical da Paramount “And the Angels Sing” (1944).

Foi posteriormente adicionada ao repertório clássico dos jazzmen da era do bebop, tornando-se num standard obrigatório do repertório jazzístico.


CONHECER ENTIDADE

3-Conservatorio

Conservatório de Música de Coimbra

Black Hole - Rodrigo Paredes Quarteto

“Black Hole” é uma das faixas do álbum com o mesmo nome, do vibrafonista português Eduardo Cardinho.
Editado em 2016 pela Carimbo-PortaJazz, desenvolve-se a partir do conceito: “todas as coisas que poderias ser por esta altura se a tua mãe fosse a mulher do Sigmund Freud”. Este caminho levou à construção de uma sinuosa e ousada composição, que permite uma profunda reflexão repleta de energia eletrizante.

“Black Hole” é uma das faixas do álbum com o mesmo nome, do vibrafonista português Eduardo Cardinho.

Editado em 2016 pela Carimbo-PortaJazz, desenvolve-se a partir do conceito: “todas as coisas que poderias ser por esta altura se a tua mãe fosse a mulher do Sigmund Freud”. Este caminho levou à construção de uma sinuosa e ousada composição, que permite uma profunda reflexão repleta de energia eletrizante.


CONHECER ENTIDADE

Misbehavin

Conservatório de Música de Coimbra

“Ain’t Misbehavin“ - Carolina Cardetas, Miguel Tiago e Joana Lopes

“Ain’t Misbehavin” é uma canção do cancioneiro americano de jazz, datada de 1929.

Com música de Thomas “Fats” Waller e Harry Brooks e com letra de Andy Razaf, foi primeiramente composta para a comédia musical da Broadway, “Connie’s Hot Chocolates”, sendo mais tarde introduzida no musical de Russell Wooding’s “Hallelujah Singers”.

Tornou-se icónica devido à interpretação de Louis Armstrong numa das apresentações do referido musical.


CONHECER ENTIDADE

Excerto-Classico

ACE - Escola de Artes

Excerto de uma FCT de Teatro Clássico

O vídeo apresenta um pequeno momento da FCT (Formação em Contexto de Trabalho) dos/as alunos/as do 2º ano do Curso Profissional de Interpretação, do Curso de Cenografia, Figurinos e Adereços e do Curso de Luz, Som e Efeitos Cénicos, da ACE Porto, que trabalham, em conjunto, para a realização de um exercício artístico/espetáculo. Encenados por João Paulo Costa, trabalharam um texto clássico, DINHEIRO de Aristófanes, uma obra que é uma feroz crítica à sociedade de então, mergulhada na corrupção e na indigência. Propuseram-se mergulhar num universo que se desmorona à nossa vista, com uma piscadela de olho ao momento que atravessamos, procurando demonstrar que quando estamos perante uma grande obra, ela é intemporal.


CONHECER ENTIDADE

ACE

ACE - Escola de Artes

Isto é ACE

Pequeno Vídeo de apresentação da Oferta Formativa da ACE Escola de Artes.


CONHECER ENTIDADE

orquestraSinfonica

ArteMir - Associação de Ensino Profissional Artístico (Esproarte)

Orquestra Sinfónica

 A ESPROARTE abriu um novo ciclo cultural, não só em Mirandela, como em toda a região transmontana e, tal situação, só se verifica porque houve, efetivamente, uma aposta na transferência de competências, na partilha de responsabilidades e no alargamento da área de intervenção do município na educação que, desde a primeira hora, assumiu como “seus” todos os jovens da região que, de outra forma, se veriam impedidos de enveredar pelo ensino da música e de abraçar uma carreira profissional neste domínio artístico. Para além disso, há ainda que salientar outras conquistas que valorizam a nossa escola enquanto cartaz cultural da cidade e da região refletido nas centenas de concertos realizados pelas várias formações de conjuntos instrumentais que, para além de ter permitido as primeiras audições de reportório célebre da história da música ocidental em terras transmontanas, potenciou a materialização de ações de sensibilização artística e musical através de inúmeros concertos didáticos realizados em escolas, associações e outras entidades sociais e políticas de toda a região.  


CONHECER ENTIDADE

Beatriz-Lopes

ArteMir - Associação de Ensino Profissional Artístico (Esproarte)

Beatriz Lopes


CONHECER ENTIDADE

Clarinetes

Academia de Música de Costa Cabral

Ensemble de Clarinetes - obra “Terra di Montagne“ de Michael Geisler (1979) - Áustria

A Academia de Música de Costa Cabral tem o prazer de apresentar o seu ensemble de clarinetes, da classe do Prof. João Ramos, que irá apresentar a obra Terra di Montagne de Michael Geisler (1979-) Áustria

Esta pequena orquestra de clarinetes é constituída pelos alunos do curso profissional de instrumentista de sopros e percurssão:
Beatriz Sampaio - 12° ano
José Casais, Maria Claro, Bárbara Branco e Carolina Zeferino - 11° ano
Sofia Sousa, Joana Sousa, Ana Coelho - 10° ano


CONHECER ENTIDADE

Quinteto-de-Sopros

Academia de Música de Costa Cabral

Quinteto de Sopros - obra “Five Easy Dances“ de D. Agay

A Academia de Música de Costa Cabral tem o prazer de apresentar o seu quinteto de sopros, da classe da Prof.ª Juliana Félix, que irá apresentar a obra Five easy Dances de D. Agay

O quinteto é constituído pelos alunos do curso de instrumentista de sopros e percussão e do curso de Oboé:
Flauta Transversal - Marta Torres - 11° ano
Clarinete - Beatriz Silva - 12° ano
Fagote - Rodrigo Vasques 12° ano
Trompa - Rodrigo Figueiredo - 12° ano
Oboé - Gonçalo Vigário - do 12° ano do curso de Oboé em regime supletivo


CONHECER ENTIDADE

Escolas-dos-Templarios

Agrupamento de Escolas dos Templários

Curso Instrumentista - Shepards and Angels

Shepherds and Angels” de Lloyd Larson - interpretado pelo “Coro de Câmara do  Curso Profissional Instrumentistas de Cordas e Tecla” constituída por alunos/as do 10º, 11º e 12º ano. 


CONHECER ENTIDADE

Templarios-Curso

Agrupamento de Escolas dos Templários

Curso Intérpretes - Ator, Atriz

Excertos da encenação do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vivente e da encenação de “Eu, tu, ele, nós, vós…ELES!” - interpretados por alunos/as do Curso Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação (2017-2020).


CONHECER ENTIDADE

Templarios

Agrupamento de Escolas dos Templários

Curso Instrumentista - Alvamar Overture

Alvamar Overture” de James Barnes - Interpretado pela “Orquestra de Sopros do Curso Profissional Instrumentistas de Sopro e Percussão“ constituída por alunos/as do 10º, 11º e 12º ano. 


CONHECER ENTIDADE

Winds

Agrupamento de Escolas dos Templários

Curso Instrumentista - Sinfonia for Winds

“Sinfonia for Winds” de Gaetano Donizetti - interpretado pelo “Decateto de Sopros do Curso Profissional Instrumentistas de Sopro e Percussão constituída por alunos/as do 10º, 11º e 12º ano. 


CONHECER ENTIDADE

RESTAURAÇÃO


Didaxis

Didáxis

Curso Profissional Técnico de Restauração

O Curso Profissional de Hotelaria e Restauração, nasce em 2007 nas variantes Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar. Com infraestruturas e condições operacionais de raiz, cada uma das nossas áreas técnicas apresenta-se de forma distinta e em destaque, do que até então existia no ensino. Uma equipa de formadores competentes, motivada e empenhada, faz a união perfeita entre o que se pretende trabalhar num jovem formando ao nível dos valores, até às competências técnicas que se pretendem ver atingidas no final da sua formação.  

A atividade realizada reflete o nosso modo de ensino, na componente tecnológica destes Cursos. Privilegiámos o ensino prático, obtendo-se assim profissionais dotados do saber pretendido.  


CONHECER ENTIDADE

Fundao

Escola Profissional do Fundão

Curso Profissional Técnico de Restaurante Bar + Cozinha de Pastelaria

Curso Técnico de Restaurante Bar e Técnico de Cozinha Pastelaria apostam no desenvolvimento de competências em áreas consideradas com exponencial crescimento por via do forte desenvolvimento regional e nacional a nível turístico. Exige-se, cada vez mais, operacionais que através de práticas e técnicas de restauração elaborem bebidas e confecionem pratos e criem pastelaria com arte, que promova a região e nos façam bem à saúde.


CONHECER ENTIDADE

Salvaterra

Escola Profissional Salvaterra de Magos

Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria e Restaurante Bar

O técnico de Cozinha/Pastelaria planifica e dirige os trabalhos de cozinha, colabora na estruturação de ementas e confecciona refeições num enquadramento de especialidade.

Neste vídeo, como exemplos, temos “Caldeirada”, “Crepes”, “Puré de Batata”, “Caldos e Fundos”. O técnico de Restaurante/Bar planifica, dirige e efectua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão em estabelecimentos de restauração e bebidas. No vídeo os alunos confecionaram as bebidas “El Diablo” e “Gibson”. 


CONHECER ENTIDADE

samuel

Escola de Hotelaria de Fátima

Samuel Santos - Vencedor World Skills Portugal (Cozinha/Pastelaria)

Chamo-me Samuel Santos e tenho um gosto enorme pela cozinha. Em 2014, inscrevi-me no Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola de Hotelaria de Fátima, onde aprendi e cresci bastante profissionalmente e pessoalmente.

Um dos meus formadores, o Chef Yannick Génard, hoje o meu treinador no âmbito do Euroskills, decidiu desafiar-me a competir no Campeonato das Profissões. Irei participar na fase Europeia, em representação de Portugal, em Graz, na Áustria e continuaremos a trabalhar para representar a seleção no Worldskills em Shangai, na China.


CONHECER ENTIDADE

OUTRAS DEMONSTRAÇÕES


Cister

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister

Robôagro

RobôAgro EPADRC é um projeto inovador que combina robótica e agricultura. Esteve envolvida neste projeto uma turma do Curso Profissional de Técnico de Produção Agropecuária, trabalhando em várias disciplinas. O objetivo era criar um robô que se deslocasse autonomamente numa estufa e recolhesse dados de humidade do ar e do solo, luminosidade, temperatura para analisar a influência destes fatores abiótico no desenvolvimento da cultura de alfaces. Nesta mostra poderá visualizar 1 vídeo apresentando os diferentes momentos de implementação do projeto e uma apresentação explicativa da sua operacionalização. Este projeto foi distinguido na 16ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola e foi convidado a ser apresentado num painel de partilha de boas práticas no XIX Encontro sobre as TIC na Educação – A tecnologia na qualidade das aprendizagens no Instituto Politécnico de Leiria.  


CONHECER ENTIDADE

Tomanu

Escola Profissional de Cuba

É Tomanu no Terra

Por altura do Natal, todos os anos a Escola Profissional de Cuba, desenvolve um Projeto de Escola ligado às Artes Cinematográficas, aberto a toda a Comunidade Escolar, bem como à Comunidade Local.  

Um desses Projetos é a curta-metragem “É Tomanu no Terra”. Cabe aos Alunos do Curso Técnico Audiovisuais, principalmente ao ciclo de formação finalista, mas envolve todos os ciclos de formação, desenvolver o Projeto através das suas etapas essenciais: Escrita do Argumento; Feitura dos Guiões Literário e Técnico; Casting; Cenários e Repérage; Filmagens; Edição e Divulgação. Na realização desta curta-metragem, foram utilizadas 2 câmaras de filmar de alta resolução, 1 Drone, e as imagens foram editadas no software, Édius. 

Sendo um Projeto de Escola, foram convidados a participar no Elenco Alunos de diversos cursos e ciclos de formação, Professores, Auxiliares Administrativos e Técnicos e ainda Elementos da Comunidade Local.  

“É Tomanu no Terra”, é um filme que deambula por uma Orquestra de Sentimentos, Vida e Morte, resultado da projeção das características mais bárbaras que o Ser Humano carrega: a Ganância e o Egoísmo. 

Mas é também um filme de Amor. Ao Amor do Outro pelo Outro. Ao Amor do Outro pela Natureza. Ao Amor pela Vida.  

Na rede Social Facebook, está preste a atingir as 10.000 visualizações. 


CONHECER ENTIDADE

Fundao

Escola Profissional do Fundão

Curso Profissional Técnico de Comércio + Desenho de Construção Civil

Curso Técnico de Comércio traduz uma aposta no desenvolvimento de competências para as empresas e organizações. Operam no marketing digital, contabilidade, organização documental, comunicação, vendas, publicidade, empreendedorismo e promoção e organização de eventos.

Curso Técnico de Desenho da Construção Civil aposta no desenvolvimento de competências para decorrentes das necessidades e exigências legislativas, nomeadamente ao nível do acompanhamento de obras e no apoio a gabinetes de arquitetura e engenharia, ao nível do desenho, das medições e orçamentos e topografia.


CONHECER ENTIDADE

Carina

Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto de Gaia

Prova de Aptidão Profissional - Carina Silva

A Carina Silva frequentou o Curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.  Ao longo do seu percurso académico a Carina pautou-se por uma comportamento exemplar a todos os níveis, sendo sem dúvida uma aluna de  referência na nossa instituição. Foi assim sem surpresa que Carina Silva ingressou no ensino superior na área do marketing.

A aluna Carina Silva na sua prova de aptidão profissional desenvolveu  uma aplicação móvel desportiva MEET & TRAIN.

REDE SOCIAL DESPORTIVA

Conceito: MEET - Conhecer/ TRAIN - Treinar

Slogan: “E AGORA? NÃO ARRANJES DESCULPAS. A APLICAÇÃO ONDE VAIS TREINAR E SOCIALIZAR FOI CRIADA.

Aplicação Prática: Apesar de algumas empresas terem demonstrado  interesse na aplicação, até ao momento ainda não foi possível implementar o projecto no terreno. No entanto, existe essa ambição por parte da aluna.


CONHECER ENTIDADE

Salvaterra

Escola Profissional de Salvaterra de Magos

Eletrónica, Automação e Comando e Informática de Gestão

Aqui encontramos tarefas relacionadas com a instalação, manutenção e reparação de equipamentos eletrónicos, planeamento e execução de circuitos dos projetos “Truck on Way” e “Future Tic Tac Toe”, pelos técnicos de Eletrónica. Informática de Gestão constrói modelos de gestão de negócios/projetos e aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas. Programam e testam de forma a corrigir erros e criar bases de dados. A aplicação 24 Health” foi criada no âmbito de uma prova de aptidão profissional (PAP) e é um dos exemplos 


CONHECER ENTIDADE

24_setubal

Instituto Politécnico de Setúbal

“Projeto “UltraAventura” e “Organic Waste as an Opportunity”

São dois projetos inovadores desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Setúbal com o apoio do PO CH, no âmbito da tipologia de operação – “Formação Contínua de Docentes e Outros Agentes de Formação”. Estes projetos visam atribuir conhecimento a professores de diversas áreas científicas, num contexto de co-criação e de fortes ligação com as Organizações. Professores e alunos trabalham em conjunto na resolução de problemas reais identificados nas organizações.


CONHECER ENTIDADE


E.VENTOS DE SUCESSO

Conheça os e.ventos de sucesso disponibilizados pelas entidades formadores


PROGRAMA

Conheça o nosso programa de eventos a realizar brevemente no Auditório.


ENTIDADES

Saiba mais sobre cada entidade cofinanciada e responsável pelos e.ventos produzidos para esta mostra.