Aceder ao conteúdo principal

Agrupamento de Escolas de Estarreja

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTARREJA




/AgrupamentoEscolasEstarreja/

R. Dr. Jaime Ferreira da Silva 185,
3860-256 Estarreja

(+351) 234 841 704/5

direcao@aeestarreja.pt

www.aeestarreja.pt



OFERTA FORMATIVA

Técnico de Gestão

Técnico de Produção em Metalomecânica

Técnico de Planeamento Industrial de Metalurgia e Metalomecânica

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

83%

Taxa de Conclusão
Período 2016-2019

80%

Taxa de Empregabilidade e Prosseguimento de Estudos
Ano letivo 2018/19


6 404 824 €

Financiamento total elegível

5 444 101 €

Financiamento Fundo Social Europeu

Inclui todos os projetos
apoiados pelo PO CH até 31.12.2021

E.VENTOS


icon_movie

Curso Profissional Técnico de Gestão

1. ECO-TRILHO BIO ANTUÃ

Inspirado no conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente e no projeto I Diverse, o projeto Eco-Escolas, alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Gestão do Agrupamento de Escolas de Estarreja criou eco-trilhos na zona do rio Antuã em Estarreja com o objetivo de motivar para o conhecimento do concelho de Estarreja. Através da sugestão de experiências e atividades, dão a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percursos, como por exemplo, o património natural e/ou cultural.


VER VÍDEO

icon_pdf

Curso Profissional de Metalomecânica

2. PLAST RECYCLE

“PLAST RECYCLE” é um equipamento constituído por uma trituradora e um mini-forno cuja função é a reciclagem do plástico das garrafas de água e o reaproveitamento do resíduo para criação de pequenas peças artísticas. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 12.º ano dos cursos Técnico de Produção em Metalomecânica e Técnico de Planeamento Industrial de Metalurgia e Metalomecânica.
O equipamento foi construído com material da sucata e aço obsoleto. “Plast Recycle” envolveu experimentações oficinais com relevância cientifica-pedagógica:


SABER MAIS

icon_pdf

Curso Profissional Técnico de Gestão

3. PROJETO ECO-ESCOLAS | E@D

– Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências.
– Economia Circular – Reutilização de um resíduo altamente poluente, o PNEU, classificado como a maior fonte de desperdício da atualidade, abrindo novos fluxos circulares de reutilização.
– Realização de um quadro com caricatura de Fernando Pessoa, utilizando o resíduo “Borracha” (pneus de bicicletas) nas suas diversas formas e texturas.

Projeto desenvolvido com a turma do 12.º H, Técnico de Gestão, encontrando-se enquadrado no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Estarreja, em várias áreas prioritárias e objetivos estratégicos, tendo sido operacionalizado na abrangência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os alunos a envolverem-se num propósito comum, devemos, TODOS, atuar e tomar consciência da necessidade de adoção de práticas que visem a redução de resíduos, que maioritariamente contêm elementos reutilizáveis ou recicláveis. Os alunos assimilaram e entenderam que o modelo económico que privilegia essa ação humana inspirada pelas leis da natureza, orientada para a redução, reutilização e reciclagem, chama-se ECONOMIA CIRCULAR. Foram realizados cartazes em duas aulas assíncronas, compilados em livro digital. Ficou por realizar o quadro de Fernando Pessoa, dado que, só em regime presencial poderia ser executado. Terá o seu epílogo no próximo ano letivo, com outra turma, e com o acompanhamento técnico de uma artista plástica, Inês Lousinha.


VER PROJETO


FORMAÇÃO DE JOVENS

As entidades formadoras de jovens das regiões apoiadas pelo PO CH, norte, centro e Alentejo, que participam desta mostra, apresentam projetos na área da formação inicial de jovens, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das escolas participantes


APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

A formação contínua é uma necessidade cada vez maior fruto das transições verde e digital e das transformações em curso. As entidades formadoras de adultos localizadas nas regiões norte, centro e Alentejo, trazem-nos projetos na área da formação ao longo da vida, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das entidades participantes.


QUALIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O PO CH financia projetos inovadores e diferenciados entre si que contribuam todos para o mesmo fim comum de promover a qualidade e a inovação na educação. Conheça os projetos apresentados e verifique por si os benefícios da mudança.