Aceder ao conteúdo principal

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS DO NORTE (CICCOPN)

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS DO NORTE (CICCOPN)

Nova entidade expositora e.volui (edição 2022)



/ciccopnformacao

/ciccopn_formacao_profissional

/ciccopnformacao

/CICCOPN

Rua de Espinhosa
4475-699 Avioso S. Pedro
Maia

(+351) 229 866 400

ciccopn@ciccopn.pt

www.ciccopn.pt



OFERTA FORMATIVA

Cursos de Aprendizagem:
Técnico/a de ensaios da construção civil e obras públicas
Técnico/a de medições e orçamentos
Técnico/a de obra / Condutor(a) de obra
Técnico/a de topografia

Cursos de Educação e Formação de Adultos:
Técnico/a da qualidade
Técnico/a de instalações elétricas
Técnico/a de obra / Condutor(a) de obra
Técnico/a de segurança no trabalho

63%

Taxa de Conclusão
Cursos de Aprendizagem

55%

Taxa de Conclusão
Cursos EFA

97%

Taxa de Empregabilidade e Prosseguimento de Estudos
Cursos de Aprendizagem e Cursos EFA

Ciclo 2021


3 650 826 €

Financiamento total elegível

3 103 202 €

Financiamento Fundo Social Europeu

Inclui todos os projetos
apoiados pelo PO CH até 31.12.2021

E.VENTOS


icon_movie

1. TÉCNICO/A DE OBRA/ CONDUTOR(A) DE OBRA

O Técnico de Obra / Condutor de Obra é o profissional qualificado responsável pelo acompanhamento de todos os trabalhos da obra, desde o planeamento e preparação inicial até à fase da sua conclusão. Deverá otimizar a relação entre prazo, qualidade e custo dos trabalhos, tendo em conta as especificações do projeto.
Colabora na implantação do estaleiro, tendo a responsabilidade de organizar a sua montagem e obter toda a documentação e serviços inerentes de apoio ao seu funcionamento, como licenças e fornecimentos básicos – água, eletricidade e outros.
Orienta e controla a execução das diversas fases dos trabalhos, desde as terraplanagens aos acabamentos, passando pelas estruturas, alvenarias, diversas redes técnicas e vias de comunicação. Deve atender às questões da qualidade do trabalho e prazo de execução e, consequentemente, reorganizar o plano de trabalhos para evitar imprevistos, erros, omissões e desvios.
Orienta e supervisiona as equipas de trabalho, garantindo uma correta gestão dos trabalhos e tendo em conta o cumprimento das normas de segurança, saúde e higiene. Colabora na gestão dos recursos humanos, nomeadamente na avaliação de desempenho e na sinalização de necessidades de formação.


VER VÍDEO

icon_movie

2. TÉCNICO/A DE MEDIÇÕES E ORÇAMENTOS

O Técnico de Medições e Orçamentos é o profissional qualificado responsável pela elaboração das medições, cujo objetivo principal será a quantificação dos vários trabalhos de uma obra. Analisa as diversas partes constituintes de um projeto – peças escritas, peças desenhadas e especificações técnicas caraterísticas de cada trabalho.
Organiza os vários trabalhos, com base em regras e critérios pré-definidos e ajustados à natureza da obra. Efetua a análise de erros e omissões ao projeto e transmite-os aos responsáveis técnicos de cada especialidade.
Prepara autos de medição, por forma a avaliar a execução e qualidade dos trabalhos em obra. Consequentemente fornece dados para a faturação e gestão.
É responsável pela orçamentação da obra, com o objetivo de determinar o seu preço final.
Efetua orçamentos com base nos dados recolhidos e calculados – quantidades de materiais, mão-de-obra, equipamentos, serviços e respetivos preços unitários. Para completar o seu cálculo de preços, consulta fornecedores e subempreiteiros. Efetua a revisão de preços contratados para a empreitada. Participa na elaboração de propostas para concursos, procedendo à recolha dos diversos documentos, organizando-os e representando a empresa no ato público de abertura de propostas.


VER VÍDEO

icon_movie

3. TÉCNICO/A DE ENSAIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS

O Técnico de Ensaios da Construção Civil e Obras Públicas realiza ensaios que visam o controlo da qualidade dos materiais de construção, nomeadamente, a caraterização dos solos, agregados naturais e reciclados, cimentos, betões e argamassas, betumes e misturas betuminosas. Analisa instruções e fichas técnicas, prepara os equipamentos e os materiais a analisar, recolhe e prepara amostras, calibra os equipamentos de ensaio.
Realiza análises, ensaios físicos, mecânicos e químicos em laboratório, conforme as normas e os procedimentos em vigor. Regista as observações e os resultados obtidos em obra e avalia os resultados finais. De acordo com a leitura dos resultados, comunica anomalias ou desvios. Também executa tarefas em obra, dando apoio à fiscalização.
Para isso, realiza ensaios durante a execução da obra. Controla a qualidade dos trabalhos realizados, ajudando ainda na monitorização em termos de segurança e ambiente. Redimensiona o plano de amostragem e ensaios, conforme o decorrer da obra.
O controlo da qualidade na construção civil é uma ferramenta importante para garantir o cumprimento em obra dos requisitos definidos em projeto, em termos de qualidade dos materiais e trabalhos executados, garantindo a qualidade geral da obra e a sua durabilidade.


VER VÍDEO


FORMAÇÃO DE JOVENS

As entidades formadoras de jovens das regiões apoiadas pelo PO CH, norte, centro e Alentejo, que participam desta mostra, apresentam projetos na área da formação inicial de jovens, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das escolas participantes.


APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

A formação contínua é uma necessidade cada vez maior fruto das transições verde e digital e das transformações em curso. As entidades formadoras de adultos localizadas nas regiões norte, centro e Alentejo, trazem-nos projetos na área da formação ao longo da vida, financiados pelo PO CH através do Fundo Social Europeu. Veja os projetos e conheça a oferta formativa das entidades participantes.


QUALIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O PO CH financia projetos inovadores e diferenciados entre si que contribuam todos para o mesmo fim comum de promover a qualidade e a inovação na educação. Conheça os projetos apresentados e verifique por si os benefícios da mudança.